top of page

Músicas 8 e 9

JURITI E PIU PIU

A primeira cantiga, Juriti, conheci durante um encontro com trabalhadores rurais em Caxias, no Maranhão. É um antigo canto de mutirão usado para fazer a capina do roçado ou durante as plantações e colheitas. Canto que aparece hoje em dia na dança do Lili, expressão da cultura que foi herdada dos antepassados escravizados e que retrata a realidade da zona rural do município de Caxias.

 

A segunda canção, Piu piu, faz parte do cancioneiro popular da cidade de Serra Preta, Bahia, aparecendo nos momentos de trabalho e também de festa. Aprendi com os cantadores de chula do bairro de Cabaceiras, durante uma bata do milho, processo de descaroçamento das espigas, onde homens, embalados pelo ritmo da música que estão cantando, batem com pedaços de madeira nas espigas que estão no chão. Um dos poucos lugares do Brasil onde ainda cantam durante as batas do milho.

 

Renata Mattar é responsável pela pesquisa de repertório.

  • YouTube
  • Instagram
01PROD.png
02COPROD.png
03PATRO.png
04PATRO.png

A 1ª edição da Orquestra Brasileira de Cantores Cegos contou com o apoio cultural do Grupo Energisa e o patrocínio da ES Gás com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba LICC. A 2a edição contou com o patrocínio da Rede Itaú, Perfil Alumínio do Brasil e Decolores com recursos da Lei Rouanet.

bottom of page