top of page

Música 1

PEGA TEU BOI

Cantada pelas mulheres do povoado de Vila Fernandes, zona rural de Arapiraca, Alagoas. Região de cultivo do fumo.

 

Até meados da década de 1960 era comum as trabalhadoras rurais se reunirem nos salões das fazendas de fumo para tirar os talos das folhas, cantando. Trabalho que durava uma noite toda e onde as mais variadas cantigas de roda de verso eram lembradas, amenizando assim a dura tarefa realizada.
 

Com a expansão da cultura do fumo, a partir da década de 1920, foram chegando por lá inúmeros trabalhadores, vindos de muitas regiões do nordeste, para se empregarem nas lavouras de fumo. Esses migrantes traziam na bagagem suas cantigas e costumes. Assim foi se formando um cancioneiro riquíssimo com influências das mais variadas regiões, do litoral ao sertão.
 

 A cantiga “Pega teu boi” faz parte do universo sertanejo dos aboios, vaquejadas, onde o tema do boi é sempre reverenciado. O formato da cantiga nesse contexto é uma roda de verso, onde o refrão é fixo e os versos são improvisados, trazendo assuntos cotidianos, às vezes versos de amor lançados como forma de paquera, outras vezes versos que traziam notícias ou fofocas, funcionando como veículo de comunicação em um tempo onde não existia radio ou televisão.
 

Aprendi esse canto com um grupo de cantadeiras que conheci em 1999, na Vila Fernandes. Mulheres de Arapiraca, que apesar de não cantarem mais trabalhando, trazem nas memórias inúmeras cantigas desses tempos.

 

Renata Mattar é responsável pela pesquisa de repertório.

  • YouTube
  • Instagram
01PROD.png
02COPROD.png
03PATRO.png
04PATRO.png

A 1ª edição da Orquestra Brasileira de Cantores Cegos contou com o apoio cultural do Grupo Energisa e o patrocínio da ES Gás com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba LICC. A 2a edição contou com o patrocínio da Rede Itaú, Perfil Alumínio do Brasil e Decolores com recursos da Lei Rouanet.

bottom of page