top of page

Música 14

WAKOMAYÁ

WAKOMAYÁ (CANTO INDIGENA original do povo Noke Koi, Acre).

 

Muito cantada pelo povo Yawanawá, que habita parte do mesmo município dos Noke Koi (ou Katukinas-Pano), aldeias localizadas no rio Gregório e no rio Tauari que ficam ao Noroeste do Estado do Acre.

 

Esse canto está ligado ao mito da arara, simbolizando a saudade que eles sentem desde que foram separados de povos que vieram do mesmo tronco linguístico Pano.

 

Quando eles avistam a arara, ficam felizes, por ela representar o povo que foi separado deles. Por isso esse canto representa uma expressão de alegria, felicidade e contentamento, como se através dele pudessem matar a saudade dos que se separaram.

 

A música Wacomayá, faz parte de uma pratica musical de coletividade chamada Mariri, importante celebração que reúne as comunidades onde eles trocam praticas culturais com os parentes.

 

Renata Mattar é responsável pela pesquisa de repertório.

  • YouTube
  • Instagram
01PROD.png
02COPROD.png
03PATRO.png
04PATRO.png

A 1ª edição da Orquestra Brasileira de Cantores Cegos contou com o apoio cultural do Grupo Energisa e o patrocínio da ES Gás com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba LICC. A 2a edição contou com o patrocínio da Rede Itaú, Perfil Alumínio do Brasil e Decolores com recursos da Lei Rouanet.

bottom of page