top of page

Música 5

CONGO DA SEREIA

Congo do Espírito Santo cantado pela Banda de congo Panela de Barro de Goiabeiras, que surgiu em 1938, em Vitória, ES.

 

Jamilda Bento Vitória e Mestre Valdemiro mantêm vivas na comunidade a cultura ancestral, como é o caso do Congo, das Folia de Reis, das cantigas de roda, tradições que mostram as raízes africanas, ibéricas e indígenas da cultura capixaba.

 

O Congo da Sereia foi registrado pelo grupo no cd “Brincar o Congo no Espírito Santo”, gravado no projeto de revitalização da Banda de Congo Panela de Barro de Goiabeiras, em 2001, através da lei Rubem Braga.

 

Tive a grande alegria e honra em conhecer Mestre Valdemiro Sales, artesão de casacas, além de mestre e cantor e Jamilda Bento Vitória, coordenadora dos projetos culturais da comunidade.

 

Entre tantas letras e melodias belíssimas escolhi a Sereia, que fala em ouvir cantar, cantar na areia, na beira do mar. Achei que teria uma costura linda com as outras cantigas do repertório, tanto no tema quanto na melodia.

Renata Mattar é responsável pela pesquisa de repertório.

  • YouTube
  • Instagram
01PROD.png
02COPROD.png
03PATRO.png
04PATRO.png

A 1ª edição da Orquestra Brasileira de Cantores Cegos contou com o apoio cultural do Grupo Energisa e o patrocínio da ES Gás com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba LICC. A 2a edição contou com o patrocínio da Rede Itaú, Perfil Alumínio do Brasil e Decolores com recursos da Lei Rouanet.

bottom of page