top of page

Música 12

ARAÚNA e ARARINHA

Encontrei Araúna também no livro “canções folclóricas Brasileiras”. Foi registrada pela professora Maria Augusta Joppert em 1967,  no Rio Grande do Norte (Na Fazenda de Angicos).

Um cantiga tradicional com um assunto recorrente nas plantações, que é de espantar os passarinhos para que não comam a safra. Aparecem em muitos estados do Brasil cantos que trazem esse tema por ser comum os trabalhadores terem que proteger as plantações.

 

Ararinha vem de Sergipe, das plantadeiras de arroz de Propriá. Foi cantada por Maria José Acácio Lima, durante uma visita que fiz para conhecer mulheres que cantavam durante a colheita de arroz na roças que beiravam o Rio São Francisco na cidade de Propriá.

 

Esses cantos só restaram na memória de algumas mulheres. Foram desaparecendo conforme as barragens eram construídas e as trabalhadoras perderam suas pequenas plantações, tendo que migrar para outras localidades da cidade onde não podiam mais plantar.

Renata Mattar é responsável pela pesquisa de repertório.

  • YouTube
  • Instagram
01PROD.png
02COPROD.png
03PATRO.png
04PATRO.png

A 1ª edição da Orquestra Brasileira de Cantores Cegos contou com o apoio cultural do Grupo Energisa e o patrocínio da ES Gás com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba LICC. A 2a edição contou com o patrocínio da Rede Itaú, Perfil Alumínio do Brasil e Decolores com recursos da Lei Rouanet.

bottom of page