top of page

Música 4

CLAREIA O DIA/ MEU BARCO É VELEIRO/ JONGUINHO

 

Encontrei essa três cantigas no livro “Canções Folclóricas Brasileiras”, que reúne registros de professores bolsistas do INEP, feitas em campo na década de 1950. Um trabalho precioso, já que as cantigas foram registradas diretamente da voz do povo de cada local.

 

 As três cantigas escolhidas, que se uniram em uma mesma música, foram recolhidas no Espírito Santo pela professora Maria Penedo, que era uma das professoras envolvidas neste projeto.

 

Elas trazem uma atmosfera comum: o nascer do dia, o mar, marinheiros, peixes, mas conservam diferentes traços culturais que se uniram por aqui. Meu barco é veleiro aparece em pesquisa de Mario de Andrade com melodia semelhante, nos registros de carregadores de piano em Pernambuco, que cantavam e caminhavam num mesmo ritmo para não desafinar o instrumento, a melodia traz influências das cantigas portuguesas, com temática das navegações. O Jonguinho tem forte influência rítmica e melódica dos jongos trazidos com africanos de origem Bantu, vindos do Congo e Angola. Esses cantos permaneceram presentes nas lavouras de café e cana de açúcar no Vale do Paraíba.

Renata Mattar é responsável pela pesquisa de repertório.

bottom of page