
Música 2
OLELÊ DO MAR
OLELÊ DO MAR (canto do Maracatu pernambucano registrado no livro “Ensaio sobre a música Brasileira” de Mário de Andrade).
O Maracatu Pernambucano é uma manifestação tradicional popular da cultura afrodescendente, que remonta às celebrações da coroação de Reis e Rainhas africanos, trazendo também o sincretismo com elementos da cultura portuguesa e tradições indígenas.
Tradição que nasceu como forma de resistência cultural no período colonial, em meio à escravidão, tendo sido uma importante forma de manutenção da raízes, em meio à opressão, criando espações de militância e descolonização, desafiando a ideologia de embranquecimento. Representando, simbolicamente, a coroação dos Reis e Rainhas congoleses, o que mostrava a importância ancestral da realeza africana.
Em forma de cortejo, com instrumentos de percussão e dança, passou a fazer parte das comemorações carnavalescas em Pernambuco, sendo hoje uma das mais fortes tradições deste período.
O canto Olelê do Mar, faz parte do estilo de Maracatu Nação, que possuem origem nas comunidades periféricas da região metropolitana de Recife. O sentido das nações se refere à forma como os escravizados se organizavam ou eram organizados pelas autoridades coloniais.
Encontrei essa melodia no livro Ensaio sobre a música Brasileira, publicado em 1928. Obra que apresenta o trabalho que Mario de Andrade desenvolvia há alguns anos em busca de conhecer os cantos e danças dos brasileiros. Um trabalho que contou com a colaboração de amigos e informantes.
Renata Mattar é responsável pela pesquisa de repertório.