top of page

Música 11

FALA ROSEIRA MENINA

FALA ROSEIRA MENINA (FUSÃO DE DOIS COCOS, o primeiro registrado em POMBAL, PARAÍBA pela missão de pesquisas folclóricas coordenada por Mário de Andrade em 1938 e o segundo registrado por Renata Mattar em ARAPIRACA, ALAGOAS em 2018)

 

FALA ROSEIRA - Coco de roda registrado pela Missão de pesquisas folclóricas, em Pombal, Paraíba no ano de 1938. Sob orientação de Mário de Andrade, coordenada pelo folclorista Luís Saia, a missão teve o objetivo de registrar inúmeras tradições populares ainda sobreviventes na época. O acervo de gravações dessa pesquisa foi organizado pela musicóloga, Oneyda Alvarenga, que durante vinte anos de sua vida se dedicou a documentar esses registros.

 

FALA ROSEIRA MENINA - Aprendi com a Mestra Rosália Gomes dos Santos, trabalhadora rural de Arapiraca, Alagoas. Esse coco de roda, faz parte da memória de infância da mestra, que, acompanhou, cantando e trabalhando, muitas construções de casas de taipa feitas em mutirão por familiares da comunidade onde ela nasceu e vive até hoje, povoado da zona rural de Arapiraca chamado Vila Fernandes.

 

Lá era comum a prática dos cantos de trabalho para buscar o barro, para tapagem das paredes da casa e para finalização do piso da casa, momento da pisada no ritmo do coco. Nessa última etapa cantavam e dançavam Fala Roseira Menina, entre outros cocos de roda.

 

Renata Mattar é responsável pela pesquisa de repertório.

  • YouTube
  • Instagram
01PROD.png
02COPROD.png
03PATRO.png
04PATRO.png

A 1ª edição da Orquestra Brasileira de Cantores Cegos contou com o apoio cultural do Grupo Energisa e o patrocínio da ES Gás com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba LICC. A 2a edição contou com o patrocínio da Rede Itaú, Perfil Alumínio do Brasil e Decolores com recursos da Lei Rouanet.

bottom of page