top of page

Música 8

Ô LIÁ

Ô Lia é um Coco dançado e cantado em Tacaratu, Pernambuco, para aplainar o chão de barro das casas de taipa.

 

Chamado Coco de Tebei, essa expressão cênica, musical e literária é praticada por um grupo de agricultores e tecelões da comunidade Olho D’água do Bruno, na cidade de Tacaratu. Curioso demais é que essa modalidade do coco só aparece nesta pequena comunidade, tendo sido passada de geração para geração.

 

Conheci esse coco através de gravações enquanto pesquisava cantos ligados ao trabalho, e mais tarde fui conhecer o grupo no projeto Sonora Brasil do Sesc, que levou-os para se apresentar por todo território nacional.

 

O grupo que canta essa música é formado pelas cantadeiras Maria do Carmo de Jesus, Nivalda Rosa Gomes do Nascimento, Maria Nazaré Nunes dos Santos, Janaína Maria dos Santos, Edna Nivalda do Nascimento e Edilaine dos Santos.

Renata Mattar é responsável pela pesquisa de repertório.

  • YouTube
  • Instagram
1logotipos_OBCC_rouanet.png
2logotipos_OBCC_apoio.png
ufes_70.png
3logotipos_OBCC_parceria.png
6logotipos_OBCC_patrocinio.png
5logotipos_OBCC_patrociniomaster.png
7logotipos_OBCC_realizacao.png
logotipos_decolores.png

A 1ª edição da Orquestra Brasileira de Cantores Cegos contou com o apoio cultural do Grupo Energisa, parceria da Cia Poéticas da Cena Contemporânea e o patrocínio da ES Gás através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba LICC, realização SOCA Brasil e Governo do Estado do Espírito Santo.

bottom of page