top of page

Música 17

NA RODA DO SISSUÍ

 

Canto das fiandeiras de algodão, Tocoiós, Vale do Jequitinhonha.

 

Mulheres de pequenas comunidades espalhadas pelo Vale do Jequitinhonha como Tocoiós,  cultivam e vivem do algodão. São mulheres quilombolas de saberes ancestrais que plantam algodão, colhem, tingem e o transformam em fios mantendo viva a tradição da fiação manual.

As fiandeiras de algodão do Vale do Jequitinhonha são guardiãs de conhecimentos transmitidos por suas mães e avós, que faziam as roupas da família com essas linhas fiadas por elas mesmas desde meninas.

Quando se encontram para fiar em mutirão, ainda hoje, é comum as mulheres cantarem, lembrando antigas melodias e improvisando versos que falam de amores, sobre a natureza, falam do próprio trabalho e também trazem notícias e boas fofocas.

Na roda do Sissuí é uma dessas cantigas e faz parte de um lindo filme, “A terra, o canto, as mulheres do Jequitinhonha, dirigido por Mariana Berutto, com imagens que foram gravadas pelas próprias mulheres moradoras das comunidades.

 

 

Renata Mattar é responsável pela pesquisa de repertório.

  • YouTube
  • Instagram
01PROD.png
02COPROD.png
03PATRO.png
04PATRO.png

A 1ª edição da Orquestra Brasileira de Cantores Cegos contou com o apoio cultural do Grupo Energisa e o patrocínio da ES Gás com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba LICC. A 2a edição contou com o patrocínio da Rede Itaú, Perfil Alumínio do Brasil e Decolores com recursos da Lei Rouanet.

bottom of page