Música 11
MORENA SE ESSE BARCO VIRA
Congo do Espírito Santo
O congo é um dos maiores símbolos da identidade cultural do estado do Espírito Santo. Manifestação popular nascida com os negros escravizados que foram levados para trabalhar nos engenhos, nas lavouras e encontraram na música e na dança um jeito de não perder a ligação com sua ancestralidade, com as suas divindades. Sofrendo perseguição dos líderes da igreja católica para que se convertessem ao cristianismo, muitos africanos passaram a praticar exteriormente o cristianismo, mas oravam secretamente a seu próprio deus, deuses ou espíritos ancestrais. Encontrando semelhanças em santos católicos, com sua própria religião, frequentemente, escondiam os símbolos sagrados de suas divindades dentro de seus santos católicos correspondentes. Assim, através do sincretismo religioso, elegeram santos que representassem os seus e São Benedito e Nossa Senhora da Penha foram os principais escolhidos.
São inúmeros os grupos de Congos espalhados por todo o estado do Espirito Santo, sendo reconhecida em 2014 como Patrimônio imaterial do estado.
Em 2023 tive a oportunidade de visitar Jamilda, diretora da Banda de Congo Panela de Barro no bairro Goiabeiras, em Vitória. visita conheci o congo “Morena se esse barco vira”, na belíssima voz do mestre Valdemiro Sales, também mestre artesão de casacas, figura de grande importância na cultura Capixaba.
Renata Mattar é responsável pela pesquisa de repertório.