top of page

Música 2

DEIXA O BOI BEBER

Nesta região do semiárido da Bahia, ainda hoje podemos encontrar grupos de trabalhadores que se organizam em mutirão para realizar trabalhos como forma de ajuda mútua, cada dia no roçado de um companheiro, seja para limpar, plantar, colher, descaroçar milho e feijão ou raspar mandioca.

 

Essa cantiga aprendi em Barrocas, durante o mutirão para realizar o descaroçamento do feijão, chamado de Bata do feijão onde, depois de colhido, o feijão seco é batido pelos homens, com porretes de madeira, para que saia da vagem. O canto ajuda a sincronizar e ditar o ritmo das batidas que são feitas simultaneamente por todos os trabalhadores envolvidos.

Após os homens baterem o feijão, as mulheres varrem e sopram os grãos para tirar o resíduo, utilizando uma peneira grande chamada de Urupemba ou Arupemba. A cantiga segue embalando a todos, transformando o momento em festa, celebração e ato de solidariedade, numa ação coletiva de divisão do alimento entre os moradores da comunidade.

 

Renata Mattar é responsável pela pesquisa de repertório.

  • YouTube
  • Instagram
01PROD.png
02COPROD.png
03PATRO.png
04PATRO.png

A 1ª edição da Orquestra Brasileira de Cantores Cegos contou com o apoio cultural do Grupo Energisa e o patrocínio da ES Gás com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba LICC. A 2a edição contou com o patrocínio da Rede Itaú, Perfil Alumínio do Brasil e Decolores com recursos da Lei Rouanet.

bottom of page